O FIM DE SHOKUGEKI NO SOMA

01-02

Depois de 6 longos anos shokugeki no souma chega ao fim, mas antes de falar do capitulo final em si, gostaria de contar como foi minha experiencia com essa obra, pois foi um caso bem especial pra min.

Eu já conhecia o trabalho do desenhista Saeki Shun pelos seus hentais como Harem Time e Menkui, quando shokugeki no souma estreou na shonen jump eu simplesmente me apaixonei pela obra, afinal ela une duas coisas que eu adora comida e putaria.

Eu ate entrei em um scan pra poder editar esse mangá para que ele tivesse o maior alcance possivel,eu editei ate o capitulo 30 pelo que me lembro, depois disso o mangá já havia ganhado popularidade o suficiente para ter vários scans traduzindo ele, então simplesmente abandonei o scan pois meu objetivo estava cumprido.

No começo o mangá tinha umas receitas bem fantasiosas como a carne com mel, mas pouco tempo depois entrou a Morisaki Yuki que é uma chefe profissional para prestar consultoria aos autores, tornando assim todos os pratos bem realistas incluindo pessoas fazendo videos replicando as receitas do mangá.

Em 2015 o mangá ganhou uma adaptação em anime pelo estúdio J.C staff uma animação muito boa diga se de passagem, mas me lembro que na época muitas pessoas que só viram o anime ficaram com preconceito da obra pensando que o roteiro era apenas uma desculpa para mostrar putaria.

Eu ate entendo pois os momentos de “orgasmo culinario” no mangá eram apenas uma unica pagina e todo o resto do capitulo era focado na preparação do prato, mas o anime esticou demais essas cenas e juntando isso aos gemidos das menina acaba sendo uma cena bem constrangedoras.

Sobre o Souma ele é um protagonista bem interessante pois ele foge daquele esteriótipo de protagonista padrão da shonen jump inocente de coração puro, o Souma é bem malandro e sempre consegue dar a volta por cima, alem de não ficar desconfortável na frente de garotas.E os personagens secundários sempre foram bem carismáticos desde os amigos do Souma ate seus rivais e vilões, minha personagem favorita é a Nikume a garota da carne, e é interessante notar o trabalho que o autor tem de cada personagem ter uma especialidade culinária.

Era muito gostoso toda semana ler um capitulo novo de shokugeki no soma era sempre uma nova aventura culinária, se fosse pra apontar algum defeito naquela época seria o fato do souma raramente perder alem da maxima do primeiro prato a ser apresentado sempre perde isso tirava um pouco da tensão das disputas, mas nada que chegasse a estragar a historia.

Então finalmente chegamos no tão aguardado arco da central, souma e seus amigos confrontam a elite dos 10 e o diretor Asami, o mangá esta em seu ápice com vários shokugekis empolgantes, e no fim desse arco souma finalmente consegue se tornar o primeiro assento da elite dos 10 e Enira vira a nova diretora(o que é bem zuado, já que ela é menor de idade) e ai esse seria o momento perfeito pra encerrar o mangá.

Mas nem tudo são flores, dai pra frente é só ladeira abaixo começando pelos “chefes das trevas” cozinheiros do submundo que trabalham pra mafia e afins, o que é bem merda mas eu ate entendo que não haveria desafios dentro da escola já que souma se tornou o primeiro assento, então a solução foi trazer inimigos de fora, mas isso foi apenas o inicio da merda que é esse arco final, começando pelo irmão do souma tirado do cú que é o grande vilão desse arco, depois é explicado que ele não é irmão de verdade do souma mas não deixa de ser um personagem tirado do cú.

Nessa reta final os autores simplesmente ligaram o botão do foda-se e o mangá vira um circo de bizarrices com direito a palhaço malabarista ate uma sadomasoquista com uniforte nazista que usa uma moto serra e dinamite pra cozinhar.

Sei que vão dizer que sempre teve essas bizarrices no mangá como a linga de deus e o super olfato do Hayama, mas acontece que essas coisas eram sutis, tipo da pra aceitar que nesse mundo existam pessoas com sentidos mais aguçados como o paladar e o olfato ainda é algo verossímil, diferente de assar um bolo usando dinamite, alem é claro do super boushit do “irmão” do souma com seu cinto de utilidades do batman versão culinária.

Há é mesmo quase tinha me esquecido, mas aos 45 do segundo tempo o autor lembrou que precisava explicar e fez isso da forma mais preguiçosa possivel, tipo ela morreu e é isso…
Essa cena me do final de cavaleiros do zodíaco onde o kurumada no ultimo capitulo do mangá lembrou que tinha que explicar o que aconteceu com a irmã do Seya.

Por fim o tão aguardado capitulo final depois de 6 anos de publicação, primeiro de tudo nem tem cara de capitulo final, se eu não soubesse diria que é mais um capitulo normal nem mesmo mostra a conclusão do torneio e isso se deve ao fato que vão sair 3 capítulos na Giga jump que vão de fato encerrar a historia e mostrar o futuro dos personagens.

pra terminar esse texto enorme, shokugeki no soma é um mangá que tenho muito carinho e gostei muito da experiencia de ter acompanhado tudo desde o inicio mesmo a historia tento se esticado mais do que de deveria com esse arco final totalmente desnecessário, mas ainda sim recomendo a leitura de shokugeki no soma pois é um mangá de culinária bem único.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s