E o artista?

 

Vivemos na era da interne-te onde todos tem liberdade de dar sua opinião e de se expressar da maneira que achar melhor, o que é bom afinal ate mesmo um zé ninguém que nem eu pode abrir um blog e falar o que quiser.

Recentemente o publico da interne-te tem tomado voz e assim conseguindo chamar a atenção da mídia e grandes empresas, o que tambem é bom, de uns tempos pra casa houveram polemicas envolvendo certas personagens femininas seja de filmes, games e afins, por pessoas  terem se ofendido pela forma que foram abordadas tais personagens, não vou me aprofundar nessa questão pois o intuito desse poste nao é começar uma guerra entre machistas e feministas, o que quero é chamar a atenção de vocês pra algo que foi meio deixado de lado nessas discussões, a situação dos artistas no meio dessas polemicas.

E ai chegamos aonde eu queria, e eu lhes pergunto

E o artista?

batgirl-coringa-polemica-capa-experimento42

Por exemplo o famoso caso da capa alternativa da batgirl em comemoração aos 75 do coringa, que acabou gerando muita polemica por fazer referencia a uma historia violenta como piada mortal, o artista responsável Rafael Albuquerque, foi duramente criticado na internet por fazer apologia a violência contra a mulher e afins, no fim ele tomou uma atitude profissional e pediu que a capa fosse cancelada e pediu desculpas casos tenha ofendido alguém.

Creio eu que seria muito mais produtivo envés de classificar o artista, seria mais interessante pensar no trabalho que ele teve pra fazer essa capa e no valor artístico que ela contem, e não no erro não intencional que cometeu.

felizmente isso não foi algo que afetou a carreira dele negativamente, tanto que hoje ele é o desenhista oficial da revista mensal da batgirl.

manaranha_invert
Outro caso famoso foi o da capa da mulher aranha desenhada pelo milo manara, que foi duramente criticada por causa da pose da personagem, nesse caso a culpa foi da editora por chamar o milo manara pra fazer essa capa sabendo que ele é famoso pelos seus desenhos eróticos.

2949095-1444366262-sfv-character-art-laura

E saindo um pouco dos quadrinhos e indo pros games, a nova personagem de Street Fighter 5 , a brasileira Laura Matsuda, nesse caso a polemica parece que foi mais pela nacionalidade da personagem do que qualquer outra coisa, a realidade é que todos os personagens de street fighter são estereotipados , alem do fato de que existem mulheres que se vestem dessa forma no Brasil e não tem nada de errado nisso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s