CAVALEIRO DAS TREVAS

darkknightreturns

 

Com a estreia do filme BATMAN VS SUPERMAN se aproximando cada vez mais, resolvi falar um pouco da hq em qual esse filme se baseia em partes, e tambem na importância dessa hq para o mercado de quadrinhos americano.

Lançada em 1986 com roteiro e arte de Frank Miller que se passa num futuro alternativo, com um batman velho e aposentado, que se vê na obrigação de carregar o manto do morcego mais uma vez , para limpar o caos que gotham city se tornou.

Acho importante tambem levarmos em conta o contesto da época, era a  década de 80, os Estados Unidos viviam sob o comando duro do presidente Ronald Reagan. O mundo, por sua vez estava  entre EUA e URSS, o Muro de Berlim ainda existia e havia vários países sobre ditadura, o mercado de quadrinhos americanos era totalmente diferente do que vemos hoje, foi watchmen e cavaleiro das trevas que deram origem a a essa era de hqs mais sombrias que temos ate hoje.Ate hoje cavaleiro das trevas é tida como a hq mais importante na historia do batman , que ate hoje influencia as historias do personagens, esse batman que temos hoje mais obscuro.

Vale apena ler hoje?

Eu diria que vale apena pelo contesto histórico e a importância de cavaleiro das trevas teve nas historias do batman, mas como historia em si , talvez esteja datado, seja pela arte mais caricata do Frank Miller , ou seja pelo roteiro muito carregado com dezenas de quadros por pagina, com uma narrativa em certos momentos mais lentas para os leitores mais jovens que estão acostumados com as historias mais recentes do batman, nesse caso o choque visual seria inevitável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s