Haru e Natsu – As cartas que não foram entregues

Aproveitando a comemoração de 120 anos da imigração japonesa, pela primeira e ultima vez vou falar aqui de um dorama, mas não qualquer dorama mas um que tem haver com o tema

Haru e Natsu é um dorama de oito episódios , exibida no Japão em 2005, pela NHK e que também chegou a ser exibida no Brasil, no canal Bandeirantes,a historia é baseada numa historia verídica, Grande parte das cenas gravadas no Brasil foram feitas numa fazenda em Campinas, interior paulista. Também houve gravações em Santos, Mairiporã e Atibaia.

Haru e Natsu reproduz o drama vivido por muitas famílias separadas pela imigração: Haru Takakura, a irmã mais velha, cumpre o destino de milhares de japoneses que vieram ao Brasil em busca de uma vida melhor. Trabalha em plantações de café e se habitua ao cotidiano das colônias. Mas apesar das privações no país distante de sua terra natal, se mantém rodeada pela família.

Enquanto isso no Japão, a solitária Natsu enfrenta as privações da guerra, presencia a reconstrução de seu país e vive a fase de crescimento econômico, se transformando em empresária de sucesso. Houve uma tentativa de contato. Por vários anos as irmãs escrevem cartas que nunca chegaram ao seu destino final, selando de vez a separação. Setenta anos depois, Haru finalmente consegue dinheiro para voltar ao Japão e tenta uma difícil reaproximação com sua irmã. O filme mostra também a exploração de alguns fazendeiros que faziam contratos com os emigrantes, “colonos”, segurando-os em dívidas por fornecimento de alimentos nas famosas vendinhas existente nas fazendas.

Apesar de serem muito ligados à sua terra e à sua cultura, muitas famílias não viram outra forma de sobreviverem a não ser, mudando-se para outros países como o Brasil, na esperança de juntar dinheiro e assim retornar ao Japão.
Poucos conseguiram voltar, pois o Brasil não era a ¨galinha dos ovos de ouro¨ em que muitos japoneses acreditavam. Sem dúvidas nenhuma, esse série representou bem o drama da Imigração Japonesa no Brasil.

Eu sinceramente não são um grande fã de doramas não curto a atuação exagerada dos japoneses, apesar de entender que isso é algo da cultura deles que vem do teatro e afins, ainda me parece muito caricato o que me incomoda,mas haru e natsu é um caso a parte conheci pela band foi muito bacana pois passaram legendado, é um drama muito bom e tambem é interessante ver as relações culturais entre Brasil e Japão quem ainda não conhece eu recomendo que vá ver, são apenas 8 episódios e vale apena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s